quarta-feira, 29 de outubro de 2008

José Bento Monteiro Lobato

O Dia Nacional do Livro Infantil. A comemoração foi criada em 2000 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em homenagem ao aniversário de um grande escritor brasileiro, o José Bento Monteiro Lobato.
Ele tinha uma obsessão em seu trabalho: fazer o povo ler.


Por isso, até lançou uma editora, a Monteiro Lobato & Cia., em 1920.

Em sua carreira, foi consagrado nos trabalhos que fez para adultos, mas especialmente no que escreveu para as crianças.
Monteiro Lobato escreveu as histórias do Sítio do Picapau Amarelo, que podemos assistir também na televisão atualmente.

As histórias com Narizinho, Emília, Pedrinho, Tia Nastácia, Dona Benta, Visconde de Sabugosa e tantos outros personagens já marcaram várias gerações desde que ficaram conhecidos já na década de 20 do século passado.


Se você quiser conhecer cada um dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo

Clique na Emília


Fonte: http://www.projetomemoria.art.br/MonteiroLobato/sitiodopicapau/index.html


Quer saber mais sobre Monteiro Lobato, então acesse:


7 comentários:

Anônimo disse...

OLA!
GENTI JUIOP

Anônimo disse...

É o neto querido de Dona Benta, o primo querido de Narizinho. Tem 10 anos, mora e estuda na cidade e o que mais gosta no mundo é passar as férias no sítio da vovó. Adora também café com bolinho de frigideira preparados pela Tia Nastácia. É um menino de grande coragem. Não tem mesmo medo de nada. Quando apareceu uma onça, ele organizou uma caçada e trouxe a bicha morta. Foi o único que conseguiu pegar um Saci e conhecer os mistérios da noite na floresta.

Anônimo disse...

Grande médico, o doutor Caramujo, de doença entende tudo. Cura qualquer coisa com suas pílulas milagrosas. Curou o Príncipe Escamado, curou o pinto sura, a Sardine e curou até a "tosse de cachorro" que atormentava a Tia Nastácia. Foi o doutor Caramujo quem deu à Emília a capacidade de falar

Anônimo disse...

Esse porquinho salvou-se de ir para o forno porque Narizinho brincava com ele desde pequenino. Foi batizado de Rabicó porque só possuía um toquinho de cauda. Só pensa em comer. Entrou pra turma, virou marquês, e participa de todas as aventuras.

Anônimo disse...

Nas cidades e nas roças, todo mundo tem medo de Saci. É um perneta muito safado que adora fazer estripulias nos terreiros das fazendas e assustar os animais no pasto. Pedrinho, que não tem medo de nada, conseguiu caçar um com a peneira e colocá-lo na garrafa, como ensinou um velho caboclo das vizinhanças. Mas logo devolveu a liberdade ao Saci e ficaram amigos. O Saci ensinou a Pedrinho os segredos da floresta.

Anônimo disse...

É o mestre Cascudo, muito entendido em questões de terra, especialista em cavar buracos.

Anônimo disse...

É um anjinho de verdade mesmo, desses que vivem no Céu. Ele chegou no Sítio com a asa quebrada e foi ficando. Emília dizia que ele era dela. Deu confusão no Sítio porque todos queriam estar com ele. Até gente de fora começou a aparecer no sítio para ver o Anjinho. Sua fama correu o mundo. Até o Rei da Inglaterra mandou um almirante com um bando de crianças para ver o fenômeno.