quinta-feira, 1 de julho de 2010

Esgoto tratado uma questão de sáude


Mais de três bilhões de pessoas, ou metade da população mundial, não têm acesso a saneamento básico. A cada 15 minutos, a falta de água potável mata mais de cem pessoas, vítimas de diarréia. 1,2 bilhão de pessoas não dispõe de água potável e, por dia, cinco mil crianças morrem de doenças relacionadas à ausência de saneamento.

Nos últimos 20 anos foram feitos grandes esforços para melhorar as condições de higiene no mundo, mas os resultados são insuficientes. A crise atual da água vai piorar e afetar muitos milhões mais, a não ser que se tome atitudes agora.

O seu papel é muito importante nesse processo de melhoria da qualidade das águas. Começa em sua casa. Procure saber se no seu bairro ou cidade existe rede de esgoto e sistema de tratamento do mesmo. Se houver a possibilidade de implantação em sua propriedade de um sistema domiciliar de tratamento do esgoto, procure providenciar. Cobre das autoridades competentes o saneamento básico que todos os bairros devem ter.
O que podemos fazer para colaborar na melhoria da qualidade da água?

9 comentários:

Carlos Ribeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Ribeiro disse...

Infelizmente, muitos canalizam seus esgotos na rede de esgoto fluvial (que deveria receber apenas a água da chuva). Assim, contaminamos nossos rios. Há uma redução considerável de oxigênio nas águas e peixes como o lebiste selvagem (um predador natural da larva do mosquito da dengue) não resistem aos baixos índices de oxigênio e morrem.

A água é tratada por um processo muito eficiente e barato. Entre as técnicas envolvidas, destaca-se a flotação (técnica desenvolvida para a mineração na Austrália, em 1979). No entanto, os metais pesados e complexas cadeias moleculares (como alguns remédios) não são eliminados.

Os peixes que não morrem por asfixia e acabam sendo consumidos pelo homem, muitas vezes possuem quantidades consideráveis destes compostos em seu organismo. Se não me engano, um estudo constatou que havia uma quantidade considerável de Prosac (ou Gardenal?) em peixes no Guaíba.

Em Viamão praticamente todo o esgoto cloacal é jogado nos córregos, que eventualmente retornará às nossas torneiras. Se toda a residência tivesse uma fossa séptica e um sumidouro, o problema seria menor. Infelizmente, muitos sequer já ouviram falar em sumidouro.

Em Porto Alegre é comum os funcionários de condomínios desperdiçarem água lavando as calçadas, que no dia seguinte voltarão a sujar. Lamentável.

Parabéns pelo blogue. Abraços.

Professora Catiane disse...

Oi pessoal, tudo bem?
Muito legal este texto, pois é muito importante tratarmos de assuntos relaciondaos ao meio ambiente. Sobre a questão da água é importante não jogar o óleo de cozinha no ralo da pia, pois isso pode gerar vários problemas.

Anônimo disse...

This will astonish you!
It`s in the interest of as all!

ZEITGEIST: ADDENDUM

Money as debt


Technological breakthrough


HydrogenCar

Magnetic energy

Electrolyzed water

Soladey eco

Bio washball

Solar Air Conditioning

Magnetic Motor

AMAZING!!

OZONATED WATER: CURE ANYTHING!

http://www.stoptherobbery.com/

Cancer is a fungus

ultraviolet light

Projecto Alexandra Solnado

Conversations with God website

Conversations with God

Project Camelot

Monatomic Gold

Dangerous to your health!

EXITOTOXINS

Monosodium glutamate (MSG)
Aluninum
Aspartame
Mercury


IMPORTANT TO WATCH

Flouride in water
Flouride Alert

Osmosis
Housetron

marcio williams disse...

Olha em silva jardim ,rj,é a mesma coisa ,esgoto jogado nos rios na maior cara de pau ! eu bem que falo mas eles são surdos.

Jack Kung disse...

Hi,how are you today?I have surfed your blog serveral times, your blog is great and having a lot of intresting things. If you have time, you can visit my blog and feel free to give me some comment, more important thing is being my follower! Thank you very much.

(My blog is sharebooksreview.blogspot.com)

ઇઉ Nárgela Bueno ઇઉ disse...

Infelismente o numero de pessoas que não tem acesso a um saneamento digno do seres humano é muito grande ainda.Na minha opinião isso se deve em grande quantidade na falta de interesse da parte dos políticos em relação a população.Após as eleições...''morra Brasil''

ઇઉ Nárgela Bueno ઇઉ disse...

Infelizmente o numero de pessoas que não tem acesso a um saneamento digno do seres humano é muito grande ainda.Na minha opinião isso se deve em grande quantidade na falta de interesse da parte dos políticos em relação a população.Após as eleições...''morra Brasil''

Anônimo disse...

I have read so many articles or reviews regarding the blogger lovers except this piece of writing is truly
a nice article, keep it up.

Feel free to visit my web blog :: http://gto120dlaocm402mfos02.com