sexta-feira, 4 de setembro de 2009

XÔ MICRÓBIOS!


É mais difícil de acreditar nas coisas que
a gente não vê,não é mesmo?

Pois fique atento: os micróbios são serezinhos microscópios, que povoam mares, solos e poeiras, que vivem na comida que comemos, no ar que respiramos e até em nós próprios.

Enquanto a gente brinca e anda por aí, vai pegando em tanta coisa, que as mãos acabam "hospedando" sem querer um monte de bichinhos muito pequenos, tão pequenos que são invisíveis.

Nem todos os micróbios são prejudiciais, mas alguns tipos, como as bactérias e os vírus, podem causar uma série de doenças. Esses são "hóspedes" muito indesejáveis!

Os micróbios, apesar de serem invisíveis, são os nossos piores inimigos e estão em toda parte. Existem alguns que são inofensivos, mas também existem aqueles que não perdoam, deixam muita gente doente e podem até matar. Com esses, todo cuidado é pouco!
Os micróbios são de vários tipos: vírus, bactérias, protozoários, fungos e riquétsias. Só de falar os nomes já dá arrepio! Se ingerirmos água ou alimentos contaminados com esses terríveis bichinhos "do mal", é doença na certa.

Como podemos prevenir as doenças causadas por micróbios?

Todas as turmas que assistiram a Hora do Conto, apresentada na semana de 31 de agosto a 4 de setembro, entenderam muito bem e poderão responder a esta perguntinha.
Olhem só as personagens que apareceram na história. E cada um deles foi retirado de um lugar diferente: debaixo da unha da professora Joseane, do ar, do chão, da sola do sapato da professora da turma, da barra da calça ou do cabelo de um aluno.

Um comentário:

Anônimo disse...

Lindo material, onde vocês compram todas estas coisas que tem no blog?aqui na minha cidade não tem nada disso em loja. Se convidarmos vocês para dar oficinas de contação de histórias vocês podem?eu iria adorar ir aí conhecer esta biblioteca e esta escola.
Viviane Kulmann, sou coordenadora em uma escola em Vinhedos.