quinta-feira, 10 de julho de 2008

Lí e recomendo

Mais uma semana de Li e Recomendo, mas essa não é uma semana comum. É muito diferente. O Li e Recomendo, pela primeira vez em muitas edições, não está no portal da Escola Marista Santa Marta. Pela primeira vez, também, ele traz mais de dois personagens recomendando livros para a leitura. Mais, ele está trazendo uma turma inteira!

Como o Li e Recomendo está apresentado de uma forma diferente, muitos que estão lendo o texto neste instante podem estar ser perguntado o quê seria esse tal de Li e Recomendo.

O que é Li e Recomendo? O Li e Recomendo é uma atividade desenvolvida pelas educadoras das bibliotecas da Escola Marista Santa Marta e que a cada semana traz novos personagens que recomendam livros que tenham lido para outras pessoas que possam se interessar.

Chega de papo então, e vamos às indicações.

O primeiro personagem de hoje é a educadora da Turma 143, Paula Konzen, e como não basta ser professor tem que participar, ela aceitou o convite e trouxe a turma toda para recomendar livros.

“Gostaria de recomendar o livro ‘As duas vidas de Helena’, de Ângela Leite de Souza, para os alunos da escola que estão na fase da pré-adolescência. Com certeza muitos se identificarão com a história vivida pela personagem Helena.

É um livro gostoso de ler, em capítulos curtos com bastante ação e que me fizeram iniciar a leitura e não querer parar mais. Envolve romance, problemas de casa, postagens em blogs, e muito mais...

É muito legal porque a personagem principal vive em conflitos com os colegas e com ela mesma, e acaba se descobrindo e melhorando de vida com a ajuda da professora, dos colegas e da comunicação através dos blogs, que é um recurso que também estamos conhecendo e utilizando bastante aqui na nossa escola.”

O segundo personagem de hoje é Bernardo Santos com o livro Zac Power: Missão águas profundas, do escritor H. I. Larry:


“Eu li e recomendo esse livro, porque ele conta a história de um menino que tem um trabalho muito esquisito. Ele é um espião do governo e trabalha para a Agência de Investigação do Governo (AIG). Esse menino precisa guardar informações secretas. Será que ele vai conseguir? Só lendo para saber”.

O terceiro personagem de hoje é Cristiano da Silva que recomenda o livro “Um Sonho de Guerreiro”, do escritor Alon Teles Yehezkel:

“Após ver a morte de seu pai, ele se infiltra nas tropas inimigas para perseguir o assassino. Lá vive grandes aventuras que só vai descobrir se ler.”

O quarto personagem de hoje é Anderson com o livro “Tudo sobre Meninas para Meninos”, da escritora Cláudia Felício:

“Indico esse livro, porque ele fala sobre como devemos reagir perto e longe das meninas. Fala como a gente deve reconhecer amizade e amor. É bem legal o livro”.

O quinto personagem é Josielen Vieira. Ela indicou o livro “Adolescer... Ai que medo de crescer!”, da escritora Simone Sabino:

“Eu li esse livro e comecei a perceber que ele tem muito a ver com nossa vida. Ele fala muito dos medos que temos quando estamos crescendo. Leiam esse livro e vejam que todos os nossos medos podem ser superados.”

O sexto personagem de hoje é a Ana Madalena, que indicou o livro “Confusões no Acampamento”, da escritora Meredith Badger:


“Li e recomendo esse livro, porque fala de duas amigas que vão acampar com a turma da escola e lá aprontam muitas coisas divertidas.”

O sétimo personagem de hoje é Thalia e nos traz a leitura do livro “Luzes, Câmera e Confusão”, dos escritores Cathy Hopkins e Frank de Oliveira:

“Eu li e recomendo esse livro, porque ele fala de amizade, acampamentos, escola e surpresas. Quem ler esse livro vai descobrir um monte de coisas legais.”

O oitavo personagem de hoje é a Monique, que leu o livro “A árvores do desejos”, do escritor Willian Faulkner:



“Eu recomendo esse livro, porque ele fala de um dia muito especial na vida de uma menininha. Muitas coisas interessantes acontecem nesse dia”

O último personagem de hoje é o Andrei e que nos trouxe uma leitura bastante importante para os nossos jovens. Ele leu e indica o livro, de Nelson Rabelo, “É preciso voar sem o peso das drogas”:


“Eu li e recomendo o livro, porque ele estimula uma criança ou adolescente a quando crescer não fumar nem beber.”

Acaba aqui mais uma edição do Li e Recomendo. Até a semana que vem. Não se esqueça, leia e recomende seus livros, quem sabe semana que vem você não se torna um de nossos personagens.

Texto: Guilherme Machado

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi galera!
Fiquei muito feliz ao ver que o Andersom recomendou um dos meus livros, o "Tudo sobre meninas... para meninos". Valeu, Andersom!!!
Adorei os elogios à linguagem do livro. Aliás, o modo de me expressar foi uma grande preocupação enquanto escrevia essa série. Que bom que meu objetivo com os livros tenha sido alcançado.
Um beijo a todos,

Cláudia Felício

autora dos livros

"Tudo sobre meninas para meninas";
"Tudo sobre meninas para meninos"e
"Tudo sobre meninos para meninas"

www.claudiafelicio.com.br

Anônimo disse...

Que legal Anderson e bibis!!! Não pensei q seria tão legal todos interagindo, no caso, autores e leitores, fico muito feliz em ver esta ferramenta aproximá-los tanto a ponto de trocarem idéias. Uma escritora tão atenciosa com seus leitores como Cláudia Felício merece nossos elogios, PARABÉNS!!!!