segunda-feira, 23 de junho de 2008

Educandos preocupados com o meio ambiente produzem sabão a partir de óleo de cozinha usado

Quase todas as deliciosas e calóricas gostosuras da cozinha são fritas: batatinha frita, coxinha, bife à milanesa, pastel, risólis e é melhor parar com os exemplos porque isso já está dando fome! No entanto, depois que essas gostosuras ficam prontas e são devoradas com apetite voraz o que fazer com aquele óleo saturado que sobrou na panela? Muitos têm a simplista e errada idéia de jogar pelo ralo, mas não têm a mínima noção dos problemas que esse ato ocasiona ao meio ambiente:
A decomposição do óleo de cozinha usado emite na atmosfera metano, um dos principais gases causadores do efeito estufa, responsável pelo aquecimento global;
O óleo de cozinha em contato com o solo forma uma camada impermeabilizante que impede a absorção da água da chuva. Fator desencadeador de enchentes e que também diminui o acúmulo da água das chuvas nos importantes lençóis freáticos;
Como água e óleo não se misturam, este, por ser menos denso, deposita-se sobre a água dos rios e mares formando uma película que impede que os raios solares penetrem no ambiente aquático. Assim as plantas não produzem oxigênio e a água apodrece matando as plantas e os peixes;
O impacto ambiental é tão grande que estudos científicos apontam que um litro de óleo é capaz de contaminar um milhão de litros de água;
Jogar óleo no ralo ocasiona entupimento das tubulações.
Foi pensando em todos esses problemas ocasionados pelo óleo de cozinha que os educandos das quintas séries da Escola Marista Santa Marta decidiram fazer uma campanha para recolher esse óleo de cozinha usado e reutilizá-lo na fabricação de sabão.
Faça a sua parte, participe dessa campanha e contribua com o meio ambiente. Guarde esse material em sua casa e entre em contato com essas crianças preocupadas com os problemas que afligem a nossa sociedade. A campanha desenvolvida pelos educandos durará por todo o ano.

26 comentários:

Anônimo disse...

E muito legal as profes da bibi que elas sejam sempre assim!!!!!!!!

Anônimo disse...

OLÁ!!! Estamos aqui para avizar que é importante prazermos o oléo de cozinha .Para dar aos alunos da quinta série ,pois em vez de jogarmos no ralo da pia ,ou no lixo ,pois prejudica o meio ambiente.

Anônimo disse...

Foi legal o comentario deles alem de querem consientizar as pessoas com seus materias de cozinha no caso o oléo que pode prejudicar a água

Anônimo disse...

Turma da melhor idade vamos deixar um recadinho para voces. Queriamos parabeniza-los pelo grupo a qual voçes fazem parte.

Anônimo disse...

Oiii pessoal meu nome é Cristian, essa historia de trazer o oléo de cozinha para o colegio é muito boa ao envez de tocarmos o oléo fora poluindo o meio ambiente trazemos para o coleio para fazer sabão vlw
abaço

Anônimo disse...

eu chei uma otima idéa assim acaba com a poluição do óleo




bjs

Anônimo disse...

Usar oléo de cozinha para produzir sabão isso é muito bom,livrar a natureza da poluição,continue assim
almentando a produção e diminuindo a poluição.......

Anônimo disse...

Queriamos dizer que achamos muito legal e interessante a hora do conto pois isso poderia acontecer mais vezes.

Anônimo disse...

Gostei muito do que vocÊs estão fazendo com o óleo de cozinha pois assim vocÊs protegem o ambiente para se tornar um lugar limpo e bonito!

Anônimo disse...

Nós achamos muito interessante a idéia de trazermos o óleo de cozinha para escola pois vamos estar ajudando a escola e o meio ambiente.

Anônimo disse...

É muito inportante trazer o oleo de cozinha para preservar o meio anbiente.

Anônimo disse...

Achei muito legal pegarem o óleo de cozinha usado, e fazerem sabão, é um bom modo de preservarem o meio ambiente, cada um fazendo a sua parte porque cuidar do meio ambiente é uma
das coisas mais importante.

Anônimo disse...

Eu achei legal concientizar atraver da escola para recolher o óleo usado para fazer sabão.

Anônimo disse...

BOM DIA!!!!!!!!
Nós somos da turma 163 e adoramos a iniciativa que as 5 séries tomaram, em guardar o oléo de cozinha para para produzir produtos de higiene domestica.
VAMOS AJUDAR O MEIO AMBIENTE, TRAGA O OLÉO, VOCÊ ESTARA AJUDANDO.

Anônimo disse...

NÓS ACHAMOS MUITO LEGAL,PORQUE COM NÓS TRAZENDO O ÓLEO DE COZINHA VAMOS AJUDAR O {MEIO AMBIENTE}.
POR ISSO NÓS VAMOS AJUDAR COM ESSE MAGNIFÍCO TRABALHO DAS 5ªSÉRIES E DOS PROFESSORES.

Anônimo disse...

Nós achamos muito legal este projeto,pois invés de jogar o óleo de cozinha nas
ruas,
poços,
pias,
ralos,... Para não poluir o solo
Então devemos conscientizar as pessoas,de trazer o óleo para a escola Marista Santa Marta, nolaboratório, ou entregar à um aluno das 5ª séries.
TURMA:163
SÉRIE:6ª

Anônimo disse...

Para mim é importante trazer ooleo de cozinha para as 5 séries .
Isso vai ajudar omeio ambiente e ajudar as 5 series.
Então se concientize ,e aajude afazer o sabão das 5 series.

Anônimo disse...

Nós queremos achamos que é muito importante preservar o meio ambiente ajudando as 5 séries a trazer óleo de cozinha usado,para ser reaproveitado para fazer sabão.
Turma:163

Anônimo disse...

Nós da turma 163 estamos ajudando as turmas da 5° sèries,colaborando com o óleo de cozinha para reaproveitar fazendo sabão.
Então pensamos que seria bom para o meio ambiente,pois,o óleo que seria colocado na pia,ralo,solo,etc...Seria possÍvel reaproveitá-lo.

Anônimo disse...

Na minha opinião, essa iniciativa que a escola tomou é muito boa. Além de preservar milhões de litros de água, ou preservar a nossa própria vida. Porque ao jogarmos óleo de cozinha usado no solo, isso irá poluindo-a, a obrigando a liberar metano.
Você tem várias opções. Poluir milhões e milhões de litros de água, que ao longo de poucos anos ira acabar. Fazendo com que países entrem em guerra com o Brasil.
Ou poluir o solo. O deixando fraco, sem nutrientes, e a terra improdutiva.Sem termos lugar para plantar.
Ou trazer o óleo para a nossa escola.Aqui ele será bem aproveitado.Nós faremos sabão com ele.Diesley 12 anos.

Anônimo disse...

NÓS ACHAMOS MUITO BOA ESTA IDEIA DAS
QUINTAS SÉRIES.
COM ESTA GRANE IDEIA NÓS PODEMOS FAZER COM QUE O NOSSO PLANETA TERRA MELHORE.

Anônimo disse...

Eu estou aqui para dizer para os alunos trazerem o Oleo para as crianças aprendam a fazer Sabão. Isso é legal nós trazermos o Oleo de cozinha para eles aprender.

Anônimo disse...

É importante porque o óleo de cosinha porque ajuda á natureza e ao meio ambiente.E o que eles fazem com o óleo de cozinha é sabão.
Então par aproveitar o óleo de cozinha tragão para os alunos da qunta_serie, porque eles irão utilizar muito.


RODRIGO

Anônimo disse...

Nós estams vendo que o nosso mundo
precisa mudar por que ele vai acabar,por isso estou aqui pedindo a colaboração de todos para acabar com o disperdicio do óleo de cozinha que muitas vezes são colocados fora,ele tem muita utilidade para nós mesmos pode ser feito o sabão e outras coisas.

Anônimo disse...

Eu acho que essa ideía foi boa porque com isso um pouco da poluição já foi diminuida e trará benefícios com um sabão que dura mais e faz bem para o meio ambiente.

Anônimo disse...

Achamos que tem que trazer o olé de cozinha para o labóritorio de ciências porque se ficar jogando na pia pode entopir e támbem polui a água