segunda-feira, 5 de maio de 2008

Olá amigos,
Nesta semana, de 5 a 9 de maio, a Biblioteca Champagnat estará realizando a hora do conto, uma releitura do livro:


Limeriques da coroa implicante - Tatiana Belinky
Editoras Paulinas



Resumo
Sabe aquelas pequenas manias que tiram qualquer um do sério e a gente nem se dá conta, mas que vão irritando, irritando até o ponto de fazer alguém perder o controle? Em Limeriques da Coroa Implicante, Tatiana Belinky valeu-se de sua experiência para desfiar algumas dessas coisinhas, como baforar fumaça de cigarro no rosto, limpar os dentes com a unha, não devolver objetos emprestados, ruminar chiclete com a boca aberta e por aí vai... Falar de coisas assim sem soar arrogante não é para qualquer um. Exigente? Intolerante? Pode ser, mas ela dispara suas implicâncias assim mesmo. Mesmo porque, além de engraçadas, suas críticas têm uma boa justificativa: mostram às crianças as razões de os adultos serem, às vezes, tão “implicantes” e a importância de seguir algumas “regrinhas básicas” de comportamento,higiene e até de conscîência ambiental esquecidas e que muitas vezes passam batidas por grande parte dos próprios adultos.

Proposta para sala de aula

Limeriques é um tipo de poema curto, geralmente com situações engraçadas e associado ao dia-a-dia. Após a apresentação o professor pode discutir sobre normas de comportamento social. Perguntar: A personagem do livro é implicante? Ou tem razão quando diz não gostar de certas atitudes?
Nessa conversa, perguntar aos alunos sobre gestos, atitudes que eles não gostam e porquê? Relacionar no quadro.
Depois das respostas, pedir aos alunos que dêem mais exemplos de comportamentos inadequados em um grupo social.


Livrinho sobre a história
Cada turma irá receber um material com questões sobre a história para fazer em sala e depois devolver na biblioteca.
Esperamos que todos gostem da história.
Bjus




3 comentários:

Anônimo disse...

SOU EDUCADORA DO PROJETO A MELHOR IDADE E ELES FICARAM ENCANTADOS COM A HORA DO CONTO E PARTICIPARAM COM GRANDE INTERESSE, POIS ESTÃO REVIVENDO O QUE NÃO TIVERAM A OPORTUNIDADE QUANDO CRIANÇA.ISSO É MARAVILHOSO PORQUE SINTO EM CADA OLHAR A ESPERANÇA DE ESTAREM CULTIVANDO OS MELHORES MOMENTOS NA MELHOR IDADE.

Anônimo disse...

APRENDI COM ESSA HISTÓRIA QUE NÃO DEVEMOS COMERDE BOCA ABERTA E TAMBEM A HISTÓRIA FOI
LEGAL EU FIQUEI MUITO FELIZ.

Anônimo disse...

NOS TURMA 122 FOMOS NA BIBILIOTECA E GOSTAMOS MUITO DA HORA DO CONTO!!! MUITO DIVERTIDA!!!