segunda-feira, 31 de março de 2008

Dica de atividades

Queridos profes,
esta é uma linda história de uma amebinha espertinha que não queria ficar sozinha.
Este é um livro de Jackie Robb, Berny Stringle da Editora Ática.

1. Possibilidades Pedagógicas
- Aprender a ler para poder desfrutar com autonomia - sempre que quiser e quantas vezes quiser - do prazer que uma história divertida proporciona é um bom motivo para a criança se aventurar pelo labirinto de letras e sinais que povoam o mundo da escrita. Os livros da série "Lelé da cuca" seduzem seus pequenos leitores, já no primeiro contato, porque têm: - personagens do interesse da criança - os animais. As ilustrações de traçado simples e de resultado divertido, quase uma caricatura, aproximam ainda mais o leitor do livro; - narrativa com seqüência de imagens parecida com a das histórias em quadrinhos; - textos verbais curtos e em letra bastão (maiúscula), facilitando a decodificação das palavras para aqueles que se iniciam no uso da língua escrita.
- Criança gosta de histórias de bichos (daí a atração que as fábulas tradicionais exercem sobre elas) e gosta de ritmo (daí a sedução pelas canções de ninar, pelos trava-línguas, pelas adivinhas, pela música, pela poesia). Os livros da série "Lelé da cuca" conquistam o leitor e o levam a aceitar o desafio de ler palavras e frases não só pelo prazer da história, mas também pelo encanto das palavras no canto da língua falada.


2. Abordagens Interdisciplinares
Língua PortuguesaOrtografiaO jogo visual - proporcionado pelos diferentes tipos de traçado de letras, pelas divertidas ilustrações com inserções de falas e de onomatopéias - aliado ao jogo sonoro que o ritmo dos versos e das rimas imprime ao texto facilitam a percepção, a atenção e a fixação: - das regularidades da escrita do uso de letras diferentes para sons diferentes, como no uso do nh e ch em palavras como: gotinha, ganhou, vizinhança, venha, sozinha, vizinho, pertinho, festinha e chegou, chatos ou do uso de letras diferentes para o mesmo som como ç e de ss em palavras como: situação, poção, poça, decepção, ouça, vizinhança, festança e posso, depressa, possível, dessas, isso; - dos diferentes tipos e traçados de letras (cf. quadro na p. 2 e 30); - do registro escrito de diálogos em discurso direto: com o uso de travessão, de onomatopéias (sniff, sniff e chuá, chuá), de formas de felicitação: "Parabéns. Feliz aniversário, amiga!" (p. 11) e de marcas da oralidade no uso da língua: "Você conhece ela?" (p. 12). Gênero textualOs elementos (personagem, ação, tempo, espaço, narrador) e a seqüência narrativa (começo, meio e fim), estruturada em verso com o ritmo reforçado pelas rimas, permitem o contato do leitor com dois dos gêneros literários mais comuns: a narrativa e o poema.
MatemáticaConceito de dobro: a divisão da ameba em duas partes leva à multiplicação por dois das partes enquanto unidades (amebas).
CiênciasA observação das semelhanças e das diferenças no ambiente de vida e na forma de reprodução das amebas.
ArteVisual: ilustração, caricatura, história em quadrinhos (ver sugestão de atividades). A concretização plástica da personagem é tão forte que se transformou em grife de produtos infantis, marca registrada como bang on the door, com grande aceitação pelas crianças de várias partes do mundo.


3. Temas Transversais
ÉticaO compartilhar, o esticar (-se) , o dividir-se, o ter amigos, o conviver como possibilidade de felicidade: "Para você é fácil fazer amigos" (p. 18).
Passe aqui na Bibi e venha conferir...

Nenhum comentário: