quinta-feira, 17 de abril de 2008


18 de Abril

Dia Nacional do Livro Infantil

Monteiro Lobato

A data foi instituída em homenagem ao nascimento de José Bento Monteiro Lobato. O escritor, editor e jornalista conhecido mundialmente pelas histórias do Sítio do Picapau Amarelo, lutou muito para ampliar a leitura no Brasil. Nasceu em 1882 numa vila de Taubaté, onde hoje é a cidade Monteiro Lobato.

Sua obra é das mais originais da literatura infanto-juvenil. Os livros eternizaram no imaginário do brasileiro personagens como Emília, Narizinho, Pedrinho, Tia Anastácia, Dona Benta, Cuca, Saci e Visconde de Sabugosa.
As aventuras são vividas por essas figuras bem brasileiras, que resgatam o folclore nacional e os costumes da roça, misturadas a personagens da literatura universal, mitologia grega, quadrinhos e cinema.Conhecida como Sítio do Pica-pau Amarelo, nome dado ao cenário das histórias, a série tem mais de uma versão televisiva.
Outro personagem-símbolo de Monteiro Lobato é Jeca-Tatu. O caipira preguiçoso e sempre cansado aparece nos contos do autor em 1914 e desmistifica o mundo rural, idealizado até então.
Durante toda sua vida, Lobato escreveu para jornais e revistas, nos quais defendia o desenvolvimento do Brasil em diferentes áreas. O escritor viveu em várias cidades do interior até os 66 anos.

Quer saber mais sobre o autor e suas obras?

http://lobato.globo.com/

Já que no dia 19 de Abril comemoramos o Dia do índio

Vamos conhecer a história do Índio Macunaíma?

http://sitio.globo.com/ENT/Colunas/0,,8619,00.html

Você quer jogar com os personagens do Sitio do Picapau Amarelo?

http://redeglobo.globo.com/Sitio/0,25203,8566-p-240486,00.html

Você gostou da história de Macunaíma, então venha conhecer outras histórias do autor.

http://sitio.globo.com/ENT/Colunas/0,,8619,00.ht

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Prof Jose
Obrigado por todo o trabalho sobre o sitio do picapau amarelo e durante todo esse tempo nós não esperavamos essa surpresa tão boa de mais.
Beijos para você.
Pedro e Luã
Turma 135
Escola Marista Santa Marta.